Blog

10ª EDIÇÃO DO FÓRUM REGIONAL COSTEIRO E MARINHO DA ÁFRICA OCIDENTAL

Em primeiro lugar, quero agradecer à Associação Projecto Vitó, representada pelo seu Diretor supracitado, pela oportunidade que me foi concedida em contribuir para o crescimento do seu valor e notoriedade, onde pude aplicar e aumentar significativamente a minha bagagem de conhecimento, através de todo aprendizado adquirido ao longo deste período de 1 ano, num ambiente organizacional salutar e colaborativo.

Aqui, consegui cultivar uma verdadeira família no qual levarei para sempre comigo no meu pensar e coração. A todos os membros Equipa da Técnica desta magnífica organização um MUITO OBRIGADO.

O momento alto do Fórum foi a assinatura do acordo de financiamento entre PRCM e o FFEM Fonds français pour l’environnement mondial (França) para o Projeto Regional Resilao um acordo de financiamento de 5 anos que visa apoiar os atores de base envolvidos no reforço da resiliência costeira na África Ocidental.

Assinatura de acordo de financiamento entre PRCM e FFEM

Associação Projecto Vitó participou com 3 representações, o Presidente do Conselho de Administração Paulo Pina, o Diretor Executivo Herculano Dinis e a Coordenadora do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas Carla Lopes. Durante o evento foram feitas duas apresentações orais pelo Projecto Vitó, uma no Side Event “Aves marinhas de Cabo Verde” pelo Diretor Herculano Dinis sobre os trabalhos desenvolvidos no Programa de Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde, e uma outra no Side Event “Survival of the Sea Turtle in West Africa” pela Coordenadora do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas Carla Lopes, que apresentou os resultados do ano de 2021 do Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas, para além de vários itens (fotos) de trabalhos de campo, expostos no stand da Birdlife Internacional no evento.

O presente Fórum foi ainda marcado pela presença de outras Organizações da Sociedade Civil Cabo-verdianas, Biosfera, Lantuna, FMB, Projecto Biodiversidade e Bioscv.

MP/PV

Leia mais notícias do Blog

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

O emblemático Gongon (Pterodroma feae) é uma espécie endémica de Cabo Verde, que reproduz nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo, e que se encontra em risco de extinção, devido a diversos fatores como, a predação por espécies introduzidas (gatos e ratos), a captura humana, a poluição luminosa, pelo facto de reproduzirem nas imediações de zonas habitadas e devido a perda de habitat. Todavia, nos últimos anos, ações de preservação e conservação desta espécie têm sido desenvolvidos no âmbito do projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde”, financiado pela fundação MAVA e coordenado pela Birdlife Internacional e a Direção Nacional do Ambiente.

ler mais
CAMPANHA DE MONITORIZAÇÃO DE AVES MARINHAS NO ILHÉU DE CIMA OUTUBRO – NOVEMBRO 2021

CAMPANHA DE MONITORIZAÇÃO DE AVES MARINHAS NO ILHÉU DE CIMA OUTUBRO – NOVEMBRO 2021

A equipa da Associação Projecto Vitó tem feito trabalhos de seguimento e monitorização de ninhos, colocação e recuperação de dispositivos GPS e geolocalizadores e realização de rede, a fim de conhecer as ameaças e o sucesso reprodutor, a área de alimentação e comportamento no mar, movimentos migratórios, tendência e tamanho populacional e vários outros aspetos da biologia das diferentes espécies de aves marinhas.

ler mais
EnglishFrenchGermanPortuguese