Blog

Associação Projecto Vitó prepara produção de dez mil plantas endémicas

São Filipe, 29 out (Inforpress) – São Filipe, 08 fev (Inforpress) – A Associação de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos, Projecto Vitó, em parceria com Associação de Montado Nacional de Cabeça Fundão, começou a preparar a produção de dez mil plantas endémicas para a campanha de reflorestação.

O diretor executivo do Projecto Vitó, Herculano Dinis, disse à Inforpress que a produção de plantas endémicas para a campanha de reflorestação enquadra-se no projeto “Melhorar o Conhecimento pela Conservação das Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção nas Ilhas do Fogo e Brava”, financiado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF).

Neste momento está-se na fase de recolha de sementes e preparação do viveiro na localidade de Achada Furna para a produção das plantas, que serão afixadas nas áreas degradadas do Parque Natural do Fogo (PNF).

No ano passado a Associação produziu cinco mil plantas, que foram afixadas, e este ano a previsão é para o dobro, dez mil plantas endémicas como Língua-de-vaca (Echium vulcanorum), Funcho (Tornabenea bischofii), Cravo-brabo (Erysimum caboverdeanum) e Dragoeiro (Dracaena draco), que serão afixadas após a queda de chuvas.

O projeto, segundo o diretor executivo, foi alargado para mais um ano.

JR/AA

Inforpress/Fim