PROMOÇÃO DA CONSERVAÇÃO DE AVES MARINHAS DE CABO VERDE

O projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde” financiado pela MAVA Foundation e coordenado pela BirdLife International e a Direção Nacional do Ambiente, visa contribuir para aumentar o conhecimento básico das aves marinhas de Cabo Verde, aumentar a consciencialização das pessoas locais para as ameaças atuais a que estão sujeitas as aves marinhas e sua implicação na proteção deste património natural de Cabo Vede, contribuir para o desenvolvimento de planos de ação e gestão para a conservação das aves marinhas e dos seus habitats tanto em terra como no mar.

Têm como parceiros de implementação a Universidade de Barcelona, SPEA e a Universidade de Coimbra.

As principais ONGs beneficiadas desse Projeto são: a BIOS.CV em Boavista, a FMB em Maio, a Biosfera em São Vicente, Santa Luzia e Ilhéu Raso, Projecto Vitó em Fogo, Brava e Ilhéus Rombos e Projeto Biodiversidade em Sal.

Objetivo principal: 

Melhorar o conhecimento e promover a conservação das aves marinhas em Cabo Verde.

 Objetivos específicos:

  1. Identificar as principais áreas de cria das aves marinhas de Cabo Verde.
  2. Monitorizar a fenologia e êxito reprodutor das aves marinhas de Cabo Verde.
  3. Identificar e controlar as principais ameaças a que estão sujeitas tanto nas áreas de cria como no mar.
  4. Determinar o tamanho e tendência populacional das várias espécies de aves marinhas.
  5. Conhecer as estratégias de procura de alimento e identificar as áreas de alimentação mais importantes para as aves marinhas durante a época de cria.
  6. Conhecer a migração e as áreas utilizadas fora do período reprodutor.
  7. Determinar a ecologia trófica de cada espécie através de análise de regurgitados, isótopos estáveis e análises genéticos.
  8. Formar biólogos, técnicos de áreas protegidas e ONG em investigação e técnicas de monitorização.
  9. Consciencializar a população de Cabo Verde para a conservação das aves marinhas.
  10. Elaborar um plano de ação e gestão para cada espécie de ave marinha de Cabo Verde.

Canal de Youtube Gongon Petrel LiveCam

Projecto Vitó e a Universidade de Barcelona têm o prazer de apresentar a primeira LiveCam num ninho de (Pterodroma feae) a nidificar dentro do Parque Natural do Fogo, instalada pela empresa MiraNatura. Assim qualquer pessoa poderá seguir em directo o crescimento da cria de Gongon até que esta abandone o ninho. Aqui colocaremos também alguns videos dos melhores momentos.

O Gongon ou Biôr, como é conhecido pelas pessoas locais, é uma ave marinha endémica de Cabo Verde que nidifica entre rochas presentes em montanhas a grandes altitudes nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo. O Gongon está exposto a várias ameaças em terra que causaram uma diminuição importante nas suas populações, sendo elas a captura humana (para consumo ou devido à falsa crença das suas potencialidades medicinais), predação por mamíferos invasores (principalmente gatos e ratos), perda do seu habitat de nidificação e cortejo, poluição luminosa. Com esta LiveCam pretendemos dar a conhecer o Gongon e as suas ameaças à população de Cabo Verde para aumentar a consciencialização sobre a importância de conservar esta espécie. Esta atividade está inserida no projeto “Promover a conservação das aves marinhas de Cabo Verde” financiado pela MAVA Foundation e coordenado pela BirdLifeInternational. Encerramos recentemente a temporada de Gongon (pterodroma feae). A cria  voou para o mar , por esta razão a livecam neste momento está desativada. Enquanto aguardamos pelo seu regresso partilhamos os seus melhores momentos. Veja!

ONDE ESTAMOS

Telefone

+(238) 358 11 22

Chamada para rede fixa

Endereço

Xaguate de Cima, São Filipe

Código Postal: 8220

Cabo Verde

Siga-nos nas redes sociais

Envie-nos uma mensagem