PROMOÇÃO DA CONSERVAÇÃO DE AVES MARINHAS DE CABO VERDE
O projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde” financiado pela MAVA Foundation e coordenado pela BirdLife International e a Direção Nacional do Ambiente, visa contribuir para aumentar o conhecimento básico das aves marinhas de Cabo Verde, aumentar a consciencialização das pessoas locais para as ameaças atuais a que estão sujeitas as aves marinhas e sua implicação na proteção deste património natural de Cabo Vede, contribuir para o desenvolvimento de planos de ação e gestão para a conservação das aves marinhas e dos seus habitats tanto em terra como no mar.
Têm como parceiros de implementação a Universidade de Barcelona, SPEA e a Universidade de Coimbra.
As principais ONGs beneficiadas desse Projeto são: a BIOS.CV em Boavista, a FMB em Maio, a Biosfera em São Vicente, Santa Luzia e Ilhéu Raso, Projecto Vitó em Fogo, Brava e Ilhéus Rombos e Projeto Biodiversidade em Sal.
Objetivo principal:
Melhorar o conhecimento e promover a conservação das aves marinhas em Cabo Verde.
Objetivos específicos:
- Identificar as principais áreas de cria das aves marinhas de Cabo Verde.
- Monitorizar a fenologia e êxito reprodutor das aves marinhas de Cabo Verde.
- Identificar e controlar as principais ameaças a que estão sujeitas tanto nas áreas de cria como no mar.
- Determinar o tamanho e tendência populacional das várias espécies de aves marinhas.
- Conhecer as estratégias de procura de alimento e identificar as áreas de alimentação mais importantes para as aves marinhas durante a época de cria.
- Conhecer a migração e as áreas utilizadas fora do período reprodutor.
- Determinar a ecologia trófica de cada espécie através de análise de regurgitados, isótopos estáveis e análises genéticos.
- Formar biólogos, técnicos de áreas protegidas e ONG em investigação e técnicas de monitorização.
- Consciencializar a população de Cabo Verde para a conservação das aves marinhas.
- Elaborar um plano de ação e gestão para cada espécie de ave marinha de Cabo Verde.
Canal de Youtube Gongon Petrel LiveCam
Projecto Vitó e a Universidade de Barcelona têm o prazer de apresentar a primeira LiveCam num ninho de (Pterodroma feae) a nidificar dentro do Parque Natural do Fogo, instalada pela empresa MiraNatura. Assim qualquer pessoa poderá seguir em directo o crescimento da cria de Gongon até que esta abandone o ninho. Aqui colocaremos também alguns videos dos melhores momentos.
O Gongon ou Biôr, como é conhecido pelas pessoas locais, é uma ave marinha endémica de Cabo Verde que nidifica entre rochas presentes em montanhas a grandes altitudes nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo. O Gongon está exposto a várias ameaças em terra que causaram uma diminuição importante nas suas populações, sendo elas a captura humana (para consumo ou devido à falsa crença das suas potencialidades medicinais), predação por mamíferos invasores (principalmente gatos e ratos), perda do seu habitat de nidificação e cortejo, poluição luminosa. Com esta LiveCam pretendemos dar a conhecer o Gongon e as suas ameaças à população de Cabo Verde para aumentar a consciencialização sobre a importância de conservar esta espécie. Esta atividade está inserida no projeto “Promover a conservação das aves marinhas de Cabo Verde” financiado pela MAVA Foundation e coordenado pela BirdLifeInternational. Encerramos recentemente a temporada de Gongon (pterodroma feae). A cria voou para o mar , por esta razão a livecam neste momento está desativada. Enquanto aguardamos pelo seu regresso partilhamos os seus melhores momentos. Veja!
ONDE ESTAMOS
Telefone
Chamada para rede fixa
Endereço
Xaguate de Cima, São Filipe
Código Postal: 8220
Cabo Verde
Siga-nos nas redes sociais
Envie-nos uma mensagem