Educação Ambiental

PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação para a sustentabilidade ambiental é de extrema importância atualmente, de modo a construir uma sociedade e uma comunidade educativa consciente e sensibilizada para a conservação da biodiversidade. A educação ambiental é imprescindível e deve existir de forma contínua, criativa, interdisciplinar e contextualizada, para promover reflexões que modificam o modo de pensar e agir em relação ao meio ambiente.

A Associação Projecto Vitó tem em vigor diferentes Programas de Conservação, nos quais o Programa de Educação Ambiental tem um carácter transversal. A transversalidade das ações de educação ambiental tem permitido  implementar um leque de atividades de cariz educacional.

Objetivos do Programa:

  • Sensibilizar para preservação da fauna e da flora, principalmente as ameaçadas de extinção;
  • Contribuir para a perceção dos impactos das ações antrópicas no meio ambiente;
  • Demonstrar a responsabilidade crítica e uma postura ativa para a melhoria da sustentabilidade ambiental;
  • Incentivar os cidadãos a serem mais participativos em assuntos relacionados às questões socioambientais.

Áreas de atuação: Ilhas do Fogo e Brava.

Parceiros locais e nacionais: Câmaras Municipais das ilhas do Fogo e Brava, Delegações do Ministério de Educação das ilhas do Fogo e Brava, SINDPROF, Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo – IEFP, Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, Parque Natural do Fogo, Associações Comunitárias, Enapor, Instituto Maritímo e Portuário, Inspeção Geral das Pescas, Associações de Pescadores, Qualitur, Casas do Sol,  ASA, Comunicação Social, Polícia Nacional, Cruz Vermelha e grupo de Escuteiros da ilha do Fogo, Direção Nacional do Ambiente,  Ministério do Mar e Universidade de Cabo Verde – UNICV. Parceiros internacionais: Tropibio, Universidade de Barcelona e Cibio.

    A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    TURISMO

    Potencializa um turismo de natureza rentável para a ilhas de Cabo Verde.

    ECOSSISTEMA

    Melhora o conhecimento sobre a biodiversidade.

    AMBIENTE

    Promove e incentiva boas práticas ambientais.

    Siga-nos nas redes sociais