Blog

PROGRAMA PESCA SUSTENTÁVEL: GANHOS ALCANÇADOS NO PROGRAMA GUARDIÕES DO MAR NA REGIÃO FOGO E BRAVA

 

A Associação Projecto Vitó tem em vigor, desde abril de 2022, um projeto intitulado “Capacitar as comunidades de Cabo Verde para práticas responsáveis na pesca artesanal”, financiado pela Darwin Initiative, coordenado pela BirdLife International, tendo como parceiros diretos de implementação a Biosfera I, Projeto Biodiversidade, Universidade Oxford e a Associação Projecto Vitó.

Este projeto terá a duração de 2 anos e 10 meses e está enquadrado no Programa Pesca Sustentável da nossa Associação, e uma das principais atividades é a implementação do Programa Guardiões do Mar. O Programa Guardiões do Mar tem por objetivo envolver e capacitar os pescadores para a vigilância e controlo das infrações nas suas áreas de pesca, monitorização da megafauna marinha e bancos de pesca, segurança marinha, de forma a criar um sentimento de apropriação dos recursos biológicos e naturais. O Programa Guardiões do Mar foi implementado pela primeira vez em Cabo Verde pela Fundação Maio Biodiversidade, mas devido o seu grande impacto, estendeu-se para outras ilhas do arquipélago. A região Fogo e Brava está a ser contemplada com este Programa, sob a coordenação da Associação Projecto Vitó.

Para compor o Programa Guardiões do Mar, os pescadores tinham que passar por uma fase de seleção, de acordo com os requisitos propostos pela BirdLife International. Os Guardiões tiveram a oportunidade de participar em várias ações de capacitação, para melhor para cumprir com as suas funções, como: Primeiros socorros; Legislações ligadas à pesca; Conservação do pescado; Educação financeira; Técnicas de mergulho livre; Recolha de dados de avistamento da megafauna marinha, captura acidental, infrações nas áreas de pesca; Uso de equipamentos para monitorização: GPS, rádio VHF, câmara fotográfica e binóculos; Manuseio seguro e libertação de aves marinhas e tartarugas marinhas capturadas acidentalmente nas áreas de pesca. Foram distribuídos Kits de Segurança e de Monitorização, contendo equipamentos necessários para a realização do trabalho, como kit de primeiros socorros, espelho de sobrevivência, 2 coletes salva-vidas, manta térmica, mochila impermeável, apito, GPS, rádio VHF, câmara fotográfica, lanternas, binóculo, guia de identificação, bolsa e mochila impermeáveis.

Os Guardiões atuam de forma permanente, fazendo recolha e levantamento de dados de monitorização da megafauna marinha na região Fogo e Brava. Até o momento, os Guardiões já realizaram 98 observações na ilha do Fogo e 22 na ilha Brava, de diferentes espécies da megafauna marinha, nomeadamente: tubarões, aves marinhas, golfinhos, raias, baleia e tartarugas marinhas.

 

 

Leia mais notícias do Blog

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

O emblemático Gongon (Pterodroma feae) é uma espécie endémica de Cabo Verde, que reproduz nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo, e que se encontra em risco de extinção, devido a diversos fatores como, a predação por espécies introduzidas (gatos e ratos), a captura humana, a poluição luminosa, pelo facto de reproduzirem nas imediações de zonas habitadas e devido a perda de habitat. Todavia, nos últimos anos, ações de preservação e conservação desta espécie têm sido desenvolvidos no âmbito do projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde”, financiado pela fundação MAVA e coordenado pela Birdlife Internacional e a Direção Nacional do Ambiente.

ler mais