Onde Trabalhamos

Ilha do Fogo

A ilha do Fogo caracteriza-se por ser uma ilha de planta circular (superfície 476 km²), se destaca por ter o único vulcão ativo de Cabo Verde (2829 metros de altitude). Chã das Caldeiras corresponde à uma caldeira de abatimento, em forma decrescente. Esta zona constitui o Parque Natural do Fogo, que apresenta uma área de cerca de 85 km², situado na coroa da ilha do Fogo. A norte, oeste e sul, estão limitados por uma enorme escarpa de falha – a Bordeira – em arco, com desníveis que chegam a 1000 metros na parte alta da Bordeira. No limite a norte da parede da Bordeira, situa-se uma floresta de composição variada e de origem artificial com espécies naturalizadas, denominado – Perímetro Florestal de Monte Velha. Na ilha do Fogo é onde se encontra a sede da Associação Projecto Vitó, e também, onde se desenvolve a maior parte da implementação das atividades dos projetos em execução.

Ilha Brava

Brava é a mais pequena ilha povoada de Cabo Verde, com 67 km². Tem uma densidade populacional de 101,49/km², cerca de 7000 pessoas. A ilha apesar de pequena, tem uma considerável densidade de espécies endémicas de plantas e também é onde se reproduzem algumas das espécies de aves marinhas de Cabo Verde, associados a outros recursos naturais, é a única que não possui uma área protegida indicada no seu território. Ilha das flores como é chamada, a ilha Brava se diferencia das outras ilhas por ser uma das ilhas mais florida de Cabo Verde.

Ilhéus do Rombo

Os ilhéus do Rombo é uma Reserva Natural Integral, que está localizada ao nordeste da ilha Brava em Cabo Verde. O grupo dos ilhéus é formado por cinco ilhotas. O ilhéu de Cima detém as melhores condições para a nidificação das tartarugas marinhas. Possui a única subespécie endémica de reptéis terrestres e cinco das oito espécies de aves marinhas de Cabo Verde reproduzem neste ilhéu. Este pequeno ilhéu tem cerca de 1 km²e é um dos locais mais remotos para a reprodução e conservação das tartarugas marinhas (Caretta caretta) e das aves marinhas em Cabo Verde, praticamente sem presença humana (apenas pescadores e a nossa equipa técnica). Assim, o ilhéu de Cima é um dos hotspot de reprodução dessas espécies mais intocado em Cabo Verde. 

Ilha de Santiago

Santiago é a maior ilha de Cabo Verde, a primeira a ser descoberta e onde hoje vive cerca da metade da população do país, um mosaico formado por cabo-verdianos de todas as ilhas e por imigrantes europeus, asiáticos e africanos que fazem da ilha e da sua capital – Praia, um território cosmopolita, rica em culturas, hábitos e tradições. Na ilha, existe o Aeroporto Internacional – Nelson Mandela, que liga a Europa, América, África continental e todas as ilhas do arquipélago. Existe também um porto internacional, que recebe navios de cruzeiro e do qual partem navios para as outras ilhas. Na ilha de Santiago trabalhamos exclusivamente com uma ave marinha – Gongon e também fazemos a inventariação da árvore endémica de Cabo Verde – Marmulano.

Ilha de Boa Vista

Falar de Boavista é também falar das ruínas a explorar de Curral Velho e do Deserto de Viana. Um cenário inóspito e até lunar. Algumas pessoas chamam-lhe mesmo a extensão do Saara, no meio do Oceano Atlântico, de onde as dunas de areia branca aparecem até onde os olhos podem ver ao longo dos 5 quilómetros, o que permite a Boa Vista oferecer uma diversidade de paisagens, para além das suas praias paradisíacas. A ilha mantém uma longa história rica em cultura e tradições, tais como tecelagem, cerâmica, música e literatura. A Associação Projecto Vitó atua na implementação do projeto de Conservaçao de Aves Marinhas de Cabo Verde, nos ilhéus de Curral Velho, ilhéu dos Pássaros e Baluarte.

Ilha de São Nicolau

A ilha de São Nicolau tem uma população de mais ou menos 14.000 mil pessoas e uma área de 346 km². É uma ilha montanhosa com uma economia fundamentalmente agrícola, mas está sujeita a secas. Conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito a sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o Porto do Tarrafal. É a segunda ilha de Cabo Verde conhecida pela densidade da sua flora endémica. Nesta ilha realizamos trabalhos de conservação nas colónias de Gongon e a inventariação de árvores endémicas de Cabo Verde, Dragoeiro e Marmulano.

Ilha de Santo Antão

Conhecida como a ilha das montanhas, é a segunda maior ilha do país, com os seus 779 km² e considerada por muitos, o maior “pulmão” verde de todo o arquipélago. Vales e montanhas imponentes para cortar o fôlego, desafiados pela população, que acreditam existir entre as montanhas, tradições e mitos escondidos e rodeados de muito misticismo, mas que continuam a persistir e fazem parte das tradições socioculturais. A cultura da ilha é rica em música, como em artesanato e gastronomia variada. É impossível não provar as compotas e licores de Lajedos, o queijo de cabra e o “grogue” de Santo Antão (aguardente, feita de cana sacarina), que segundo os peritos, é o melhor de Cabo Verde. Pelas carecterísticas ambientais que possui, a Associação Projecto Vitó atua na implementação do projeto de Conservaçao de Aves Marinhas de Cabo Verde, trabalhando exclusivamente com o Gongon e o Programa de Plantas Endémicas de Cabo Verde, em especial o Dragoeiro e Marmulano.

Siga-nos nas redes sociais