Onde Trabalhamos

Ilha do Fogo

A ilha do Fogo caracteriza-se por ser uma ilha de planta circular (superfície 476 km²), se destaca por um único grande vulcão ativo de Cabo Verde (2829 metros de altitude), e contém praias exclusivamente negras. Chã das Caldeiras corresponde à uma Caldeira de abatimento, em forma decrescente, aberta à Leste, esta zona constitui o Parque Natural do Fogo que apresenta uma área de cerca de 85 km quadrados situado na coroa da ilha do Fogo. A Norte, Oeste e Sul, estão limitados por uma enorme escarpa de falha – a Bordeira – em arco, com desníveis que chegam a 1000 metros na parte alta da Bordeira. No limite a Norte da parede da Bordeira situa-se uma floresta de composição variada e de origem artificial com espécies naturalizadas, denominado – Perímetro Florestal de Monte Velha. Na ilha do Fogo é onde se encontra a sede da Associação Projecto Vitó, e se desenvolve a maior parte da implemantção das atividades dos projetos em execução.

Ilhéus Rombos

Os ilhéus Rombos é uma reserva Integral, que está localizada ao nordeste da ilha Brava em Cabo Verde. O grupo dos ilhéus Rombo é formado por cinco ilhotas. O ilhéu de Cima é o principal ilhéu com melhores condições de habitat para a nidificação das tartarugas marinhas, com única subespecíe endémica de reptéis terrestre e cinco (5) de entre as oito (8) espécies de aves marinhas de Cabo Verde reproduzem neste ilhéu. Este pequeno ilhéu tem cerca de 1km2 de área e é um dos locais mais remotos para a reprodução e conservação das tartarugas marinhas (Caretta caretta) e das aves marinhas em Cabo Verde, praticamente sem presença humana (apenas pescadores e algumas pessoas que visitam este local para turismo e para ir as praias da Brava e do Fogo). Assim, o ilhéu de Cima é um dos hotspots de reprodução dessas espécies mais intocados em Cabo Verde. A ONG “Projeto Vitó” monitoriza as atividades de nidificação de tartarugas marinhas de junho a outubro e reprodução das aves marinhas durante todo o ano no ilhéu de Cima.

Ilha da Brava

Brava é a mais pequena ilha povoada de cabo Verde com 67 km². Tem uma densidade populacional de 101,49/km² cerca de 7000 pessoas. A ilha apesar de pequena tem uma considerável densidade de espécies endémicas de plantas e também é onde se reproduz algumas das espécies de aves marinhas de Cabo Verde, associados a outros recursos naturais é a única que não possui uma área protegida indicada no seu território. Ilha das flores como é chamado, a ilha da Brava se deferencia das outras ilhas por ser uma das ilhas mais florida de Cabo Verde.

São Nicolau

A ilha de São Nicolau é uma das ilhas situado no lado Barlavento em Cabo Verde, tem uma população de mais ou menos 14000 mil pessoas e uma área de 346 km2. É uma ilha montanhosa com uma economia fundamentalmente agrícola, mas está sujeita a secas. Conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito a sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o porto do Tarrafal. É a segunda ilha de Cabo Verde conhecida pela densidade da sua flora endémica. A Associação Projecto Vitó realiza trabalhos de conservação de aves marinhas nas localidades de Canto Fajã, Fragata e Queimados, onde são monitorizadas as colónias de Pterodroma Feae (Gongon).

Santiago

Santiago é a maior ilha de Cabo Verde, a primeira a ser descoberta e onde hoje vive cerca da metade da população do país, um mosaico formado por cabo-verdianos de todas as ilhas e por imigrantes europeus, asiáticos e africanos que fazem da ilha e da sua capital Praia um território cosmopolita, rico em culturas, hábitos e tradições. Na ilha, existe um Aeroporto Internacional Nelson Mandela que liga a Europa, América, África continental e todas as ilhas do arquipélago. Existe também um porto internacional, que recebe navios de cruzeiro e do qual partem navios para as outras ilhas.

Na ilha de Santiago trabalhamos excluisivamente com a especie de ave marinha, Pterodroma Feae, nas localidades de Gongon e Ribeira Principal duas  pertencentes ao Concelho São Miguel e que fazem parte da área de amortização do Parque Natural de Serra Malagueta e actuamos na localidade de Picos Acima no Concelho São Salvador do Mundo.

Santo Antão

Conhecida como a ilha das montanhas, a ilha de Santo Antão, é a segunda maior ilha do país, com os seus 779 km2 e, considerada por muitos, o maior “pulmão” verde de todo o arquipélago. Vales e montanhas imponentes para cortar o fôlego, desafiados pela população, que acreditam existir entre as montanhas, tradições e mitos escondidos e rodeados de muito misticismo, mas que continuam a persistir e fazem parte das tradições socioculturais. A cultura da ilha é rica em música, como em artesanato e gastronomia variada. É impossível não provar as compotas e licores de Lajedos, o queijo de cabra e o “grogue” de Santo Antão (aguardente, feita de cana sacarina), que, segundo os peritos, é o melhor de Cabo Verde. Pela carecteristicas ambientais que possui a Associaçao Projecto Vitó atua na impletaçao do projecto de Conservaçao de Aves Marinhas de Cabo Verde exclusivamente o GonGon (Pterodroma feae) conhecido por Bior na ilha.

Boavista

Falar de Boa Vista é também falar das ruínas a explorar de Curral Velho e do Deserto de Viana. Um cenário inóspito e até lunar. Algumas pessoas chamam-lhe mesmo a extensão do Saara, no meio do Oceano Atlântico, de onde as dunas de areia branca aparecem até onde os olhos podem ver ao longo de 5 quilómetros, o que permite à Boa Vista oferecer uma diversidade de paisagens, para além das suas praias paradisíacas. A ilha da Boa Vista mantém uma longa história rica em cultura e tradições, tais como tecelagem, cerâmica, música e literatura. A Associaçao Projecto Vitó atua na impletaçao do projecto de Conservaçao de Aves Marinhas de Cabo Verde, na 1º fase do projeto de Aves Marinhas era no: ilhéu de curral velho, ilhéu dos pássaros, ilhéu baluarte. Ilhéus que fica aos redores da ilha de Boavista. Em Boavista em ponta do Roque, ponta pó sol e ponta Rincón.

ONDE ESTAMOS

Telefone

Morada

Xaguate de Cima, São Filipe

Código Postal: 8220

Cabo Verde

.

Siga-nos nas redes sociais

Envie-nos uma mensagem


    >

    EnglishFrenchGermanPortuguese