Pesca Sustentável

PROGRAMA PESCA SUSTENTÁVEL

O Programa Pesca Sustentável tem em vigor o projeto “Capacitar as comunidades de Cabo Verde para práticas responsáveis na pesca artesanal”, que é financiado pelo Governo do Reino Unido, Darwin Initiative, sob a coordenação da BirdLife International. O projeto tem como objetivo envolver as comunidades de pescadores artesanais dos diferentes municípios das ilhas do Fogo e Brava, a fim de reduzir a captura acidental das aves marinhas e tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e monitorar a captura acidental de tubarões. Igualmente, visa sensibilizar e capacitar as comunidades de forma a melhorar a renda local e a captura de peixes, preservando os estoques de peixes saudáveis, trabalhar com pescadores, peixeiras, e restaurantes para assim estabelecer um esquema local de certificação participativa sobre pesca sustentável e promover mudanças de comportamento. Ainda visa aumentar rendimentos e cocriar benefícios de subsistências para comunidades de pescadores artesanais e peixeiras.

Duração do projeto: 2 anos e 10 meses (junho 2022 a abril 2025).

Principais atividades do projeto:

  • Replicar o esquema local de certificação participativa sobre pesca sustentável envolvendo pescadores, peixeiras, restaurantes e comunidades;
  • Implementar medidas de mitigação da captura acidental de aves marinhas e tartarugas marinhas e monitorar a captura acidental de tubarões;
  • Implementar o Programa Guardiões do Mar, que tem como objetivo envolver e capacitar os pescadores para a vigilância e controlo das infrações nas suas áreas de pesca, monitorizar as espécies marinhas e os bancos de pesca, conservação dos stocks de peixes, a segurança marinha, e a criação de um sentimento de apropriação dos recursos biológicos e naturais em cada pescador.

Parceiros nacionais e áreas de atuação: Biosfera I (São Nicolau, São Vicente e Santo Antão) e o Projeto Biodiversidade (Sal). Outros parceiros de implementação são a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Universidade de Oxford, Direção Nacional da Administração Pública e Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual. Os parceiros locais: Câmaras Municipais, Inspeção Geral das Pescas, Instituto Marítimo, Portuário, Polícia Marítima e Associações, Cooperativas e Comunidades Piscatórias.

     

    A IMPORTÂNCIA DA PESCA SUSTENTÁVEL

    VANTAGENS

    A pesca sustentável é o método mais artesanal e de pequena escala, com benefícios sociais, económicos e ecológicos, entre os quais se destacam alguns fundamentados no Código de Conduta para a Pesca Responsável (FAO).

    ECOSSISTEMA

    O excesso de exploração dos mares deixa-nos sem peixes. Esta é a conclusão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), onde também recomenda a pesca sustentável para garantir a sobrevivência das espécies e da atividade pesqueira.

    AMBIENTE

    A pesca sustentável gera menos resíduos, minimiza o consumo de energia e reduz o uso de produtos químicos que causam danos à camada de ozônio.

    Siga-nos nas redes sociais