Pesca Sustentável
PROGRAMA PESCA SUSTENTÁVEL
O programa Pesca Sustentável iniciado em novembro de 2022 com o projeto “Capacitar as comunidades de Cabo Verde para práticas responsáveis na pesca artesanal” é financiado pelo programa de financiamento do Governo do Reino Unido, Darwin Initiative e estará sob a coordenação da BirdLife International. O projeto tem como objetivo envolver as comunidades de pescadores artesanais dos diferentes municípios da ilha do Fogo e da Brava, afim de reduzir a captura acidental das aves marinhas e tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e monitorar a captura acidental de tubarões. Igualmente, visa sensibilizar e capacitar as comunidades de forma a melhorar a renda local e a captura de peixes, preservando os estoques de peixes saudáveis, trabalhar com pescadores, peixeiras, e restaurantes para assim estabelecer um esquema local de certificação participativa sobre pesca sustentável e promover mudanças de comportamento. Ainda visa aumentar rendimentos e cocriar benefícios de subsistências para comunidades de pescadores artesanais e peixeiras.
I.
Duração do projeto: 2 anos e 10 meses (de 1 de junho 2022 a 31 de março 2025).
Área de atuação e parceiros: O projeto abrange 6 ilhas de Cabo Verde, sendo o Associação Projecto Vitó responsável pela implementação na Ilha do Fogo e da Brava, a Biosfera I responsável pela implementação na Ilha de São Nicolau, São Vicente e Santo Antão e o Projeto Biodiversidade responsável pela implementação na Ilha do Sal. Outros parceiros da implementação são a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Universidade de Oxford, DNAP e IGQP
Os Parceiros locais: Associações, cooperativas e comunidades piscatórias, Câmaras Municipais, IGP, IMP e Polícia Marítima.
Principais atividades do projeto na ilha do Fogo e da Brava:
- Replicar o esquema local de certificação participativa sobre pesca sustentável envolvendo pescadores, peixeiras, restaurantes e comunidades;
- Implementar medidas de mitigação de captura acidental de aves marinhas e tartarugas marinhas e monitorar a captura acidental de tubarões;
- Implementar o programa Guardiões do Mar, uma iniciativa da Fundação Maio Biodiversidade na ilha do Maio, que tem como objetivo de envolver e capacitar os pescadores para a vigilância e controlo das infrações nas suas áreas de pesca, monitorizar as espécies marinhas e os bancos de pesca, conservação dos stocks de peixes, a segurança marinha, e a criação de um sentimento de apropriação dos recursos biológicos e naturais em cada pescador.



A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VANTAGENS
A pesca sustentável é um método mais artesanal e de pequena escala com benefícios sociais, econômicos e ecológicos, entre os quais se destacam alguns fundamentados no Código de Conduta para a Pesca Responsável (FAO)
PESCA SUSTENTÁVEL
O excesso de exploração dos mares deixa-nos sem peixes. Esta é a conclusão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), onde também recomenda a pesca sustentável para garantir a sobrevivência das espécies e da atividade pesqueira.
AMBIENTE
A pesca sustentável gera menos resíduos, minimiza o consumo de energia e reduz o uso de produtos químicos que causam danos à camada de ozônio.
ONDE ESTAMOS
Telefone
Chamada para rede fixa
Endereço
Xaguate de Cima, São Filipe
Código Postal: 8220
Cabo Verde
Siga-nos nas redes sociais
Envie-nos uma mensagem