Blog
PROJECTO VITÓ ORGANIZA ENCONTRO DO COMITÉ DE PILOTAGEM DO PROJECTO DE AVES MARINHAS DE CABO VERDE

O Comité de Pilotagem é considerado como o momento para a avaliação da implementação dos projetos, bem como para a definição e revisão de estratégias para garantir que as metas sejam completamente alcançadas.
O projeto ”Conservação de Aves Marinhas de Cabo Verde” é um projeto financiado pela Fundação MAVA e coordenado pela BirdLife International e que conta com vários parceiros de implementação a nível nacional e internacional. Este projeto está a ser implementado desde 2020, altura em que se iniciou a segunda fase depois da implementação com sucesso da primeira fase entre 2017 – 2020.
Entre os dias 28 de junho a 04 de julho de 2021, o Comité de Pilotagem do projeto ”Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde” estará reunida na ilha do Fogo. A reunião será organizada pela Associação Projecto Vitó, com o apoio da coordenação da BirdLife International. No contexto da reunião do Comité de Pilotagem terão lugar um conjunto de atividades, sendo a de maior relevância a apresentação do Plano Nacional de Conservação de Aves Marinhas de Cabo Verde. O presente plano é uma atividade que, no âmbito do projeto, está contratualmente sob a responsabilidade da Direção Nacional do Ambiente (DNA). Para a elaboração do mesmo, a DNA contratou uma empresa de consultoria para a sua elaboração – A Azul & Verde. Os maiores investigadores de aves marinhas em Cabo Verde tiveram uma implicação direta na elaboração desta importante ferramenta que engloba todas as 8 espécies de aves marinhas que atualmente nidificam em Cabo Verde.

No contexto do Comité de Pilotagem, também será realizado o primeiro encontro de todas as entidades implicadas na conservação, proteção e investigação das aves marinhas em Cabo Verde. Todos estes atores terão a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos um pouco pelo país nas várias colónias de aves marinhas, bem como partilhar ideias e experiências.
Tomarão parte do evento, que terá lugar na cidade de São Filipe no auditório Padre Pio Gottin, as seguintes Organizações: BirdLife International; as 3 Câmaras Municipais da ilha do Fogo; Direção Nacional do Ambiente (DNA); Associação Projecto Vitó, Lantuna; Projeto Biodiversidade; Fundação Maio Biodiversidade; Biosfera Cabo Verde; BiosCv; Universidade de Cabo Verde; INIDA; SPEA; Universidade de Coimbra; Azul e Verde; Delegação do Instituto Marítimo e Portuário; Delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente; Parque Natural do Fogo; PNUD; Polícia Nacional; Delegação do Ministério de Educação – São Filipe e ASA (Aeroportos e Segurança Aérea).
Projecto Vitó estará responsável pela organização de toda a logística, bem como de todos os outros procedimentos organizativos inerentes ao evento. Tendo em conta o contexto difícil vivido atualmente devido às restrições de ordem sanitária, por causa do COVID-19, o evento será transmitido em live stream na nossa página oficial https://www.facebook.com/projectovitofogo. No final do evento será realizado uma visita à Reserva Natural Integral dos Ilhéus do Rombo, um dos principais hotspot de aves marinhas de Cabo Verde.
0 comentários