Projeto “Sobrevivência das Tartarugas Marinhas”

O projeto “Sobrevivência das Tartarugas Marinhas na África Ocidental”, tem por título “Promoção da Conservação das Tartarugas Marinhas na ilha do Fogo e nos ilheus Rombos”. É um projeto financiado pela Fundação MAVA e coordenado pelo PRCN. Este projeto visa erradicar a captura ilegal de tartarugas marinhas nos principais locais de reprodução e alimentação da tartaruga cabeçuda, minimizando a perturbação do habitat natural, bem como reforçar o conhecimento da sua biologia básica e ecologia.

O projeto abrange duas áreas de atuação:

  • Ilhéus Rombos

A Reserva Integral dos Ilhéus Rombos está localizada ao nordeste da Ilha Brava em Cabo Verde. Este pequeno ilhéu tem cerca de 1km2 de área e é um dos locais mais remotos para a reprodução e conservação das tartarugas marinhas em Cabo Verde, praticamente sem presença humana (apenas pescadores e algumas pessoas que visitam este local para turismo e para ir ao praias da Brava e do Fogo) e com elevada densidade de reprodução da tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) em Cabo Verde (mais de 1500 ninhos por época).  Devido ao seu isolamento, nesta área protegida as tartarugas encontram condições particulares o que permite idealiza-lo como uma possível santuário para esta espécie.

  • Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo caracteriza-se por ser uma ilha com praias exclusivamente negras e mais susceptíveis ao impacto das alterações climáticas, uma vez que essas praias podem atingir temperaturas mais elevadas. Ao longo dos últimos 10 anos, o Projecto Vitó tem acompanhado a atividade de desova de tartarugas nas praias dos três concelhos desta ilha. Embora com base no número de ninhos, a ilha do Fogo não é uma área importante para a reprodução de tartarugas marinhas, o elevado índice de captura aponta para a necessidade de reforço da supervisão, monitorização, formação, informação, divulgação e educação ambiental.

ONDE ESTAMOS

Telefone

Morada

Xaguate de Cima, São Filipe

Código Postal: 8220

Cabo Verde

.

Siga-nos nas redes sociais

Envie-nos uma mensagem


    >

    EnglishFrenchGermanPortuguese