Blog

SOMOS RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA: O QUE SIGNIFICA?

Aos 28 de outubro do ano de 2021, as ilhas do Fogo e Maio foram decretas pela UNESCO como as Primeiras Reservas Mundiais da Biosfera em Cabo Verde. Mas o que é uma Reserva Mundial da Biosfera, o que significa, qual é a sua função? Estas e outras dúvidas vamos dissipá-las, continue a  ler até ao fim!

Reserva da Biosfera, o que são?
São áreas que promovem o desenvolvimento social e económico sustentável e que respeita o meio ambiente. São zonas experimentais para se conseguir um bom uso dos recursos naturais e culturais. Sítios onde o envolvimento dos cidadãos, a pesquisa e a educação são incentivadas. Nestes locais trabalha-se para a conservação da biodiversidade e da diversidade cultural.

Estrutura e Funções de uma Reserva da Biosfera?
Uma Reserva tem 3 zonas:
– Zona Núcleo (6,919 hectares)
– Zona Tampão (15.031,3 hectares)
– Zona Transição (25.123,9 hectares terrestres; 25.067,8 hectares marinhas).

Fonte: Documento de candidatura da ilha do Fogo como Reserva Mundial da Biosfera

Tem 3 funções principais:
CONSERVAR e preservar os nossos ecossistemas naturais e os modos de vida, incluindo a geodiversidade e a biodiversidade em seu sentido mais amplo.

DESENVOLVER e promover o progresso e o crescimento das áreas que compõem a Reserva da Biosfera.

APOIAR e prestar apoio logístico e humano à investigação, divulgação e sensibilização dos nossos valores e singularidades, e sempre de forma cooperativa com todos os envolvidos.

Nota importante: As Reservas só podem cumprir suas funções se a população participar e se comprometer com elas.

A Reserva Mundial da Biosfera- ilha do Fogo
A singularidade das nossas paisagens vulcânicas juntamente com a diversidade da nossa flora e fauna e os séculos de convivência com a nossa sociedade, tornaram-nos merecedores deste reconhecimento internacional do Programa MAB da UNESCO (Homem e Biosfera). Vamos todos cuidar da nossa ilha, vamos cuidar da nossa Reserva Mundial da Biosfera!

Achou este artigo relevante? Partilha com as outras pessoas.

 

 

Leia mais notícias do Blog

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

O emblemático Gongon (Pterodroma feae) é uma espécie endémica de Cabo Verde, que reproduz nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo, e que se encontra em risco de extinção, devido a diversos fatores como, a predação por espécies introduzidas (gatos e ratos), a captura humana, a poluição luminosa, pelo facto de reproduzirem nas imediações de zonas habitadas e devido a perda de habitat. Todavia, nos últimos anos, ações de preservação e conservação desta espécie têm sido desenvolvidos no âmbito do projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde”, financiado pela fundação MAVA e coordenado pela Birdlife Internacional e a Direção Nacional do Ambiente.

ler mais
CAMPANHA DE MONITORIZAÇÃO DE AVES MARINHAS NO ILHÉU DE CIMA OUTUBRO – NOVEMBRO 2021

CAMPANHA DE MONITORIZAÇÃO DE AVES MARINHAS NO ILHÉU DE CIMA OUTUBRO – NOVEMBRO 2021

A equipa da Associação Projecto Vitó tem feito trabalhos de seguimento e monitorização de ninhos, colocação e recuperação de dispositivos GPS e geolocalizadores e realização de rede, a fim de conhecer as ameaças e o sucesso reprodutor, a área de alimentação e comportamento no mar, movimentos migratórios, tendência e tamanho populacional e vários outros aspetos da biologia das diferentes espécies de aves marinhas.

ler mais