Blog

SOMOS RESERVA MUNDIAL DA BIOSFERA: O QUE SIGNIFICA?

Aos 28 de outubro do ano de 2020, as ilhas do Fogo e Maio foram declaradas pela UNESCO, como as Primeiras Reservas Mundiais da Biosfera em Cabo Verde. Mas o que é uma Reserva Mundial da Biosfera, o que significa, quais são as suas funções? Estas e outras dúvidas serão esclarecidas, continue a  ler até ao fim!

Reserva da Biosfera, o que é?
É uma área que promove o desenvolvimento social e económico sustentável e que respeita o meio ambiente. É uma zona experimental para se conseguir um bom uso dos recursos naturais e culturais. Sítio onde o envolvimento dos cidadãos, a pesquisa e a educação são incentivadas. Neste local trabalha-se para a conservação da biodiversidade e da diversidade cultural.

Estrutura de uma Reserva da Biosfera
Uma Reserva tem 3 zonas:
– Zona Núcleo (6,919 hectares)
– Zona Tampão (15.031,3 hectares)
– Zona Transição (25.123,9 hectares terrestres; 25.067,8 hectares marinhas).

Fonte: Documento de candidatura da ilha do Fogo como Reserva Mundial da Biosfera

Funcões de uma Reserva da Biosfera
CONSERVAR e preservar os nossos ecossistemas naturais e os modos de vida, incluindo a geodiversidade e a biodiversidade em seu sentido mais amplo.

DESENVOLVER e promover o progresso e o crescimento das áreas que compõem a Reserva da Biosfera.

APOIAR e prestar apoio logístico e humano à investigação, divulgação e sensibilização dos nossos valores e singularidades, e sempre de forma cooperativa com todos os envolvidos.

Nota importante: As Reservas só podem cumprir suas funções se a população participar e se comprometer com elas.

Reserva Mundial da Biosfera da Ilha do Fogo
A singularidade das nossas paisagens vulcânicas juntamente com a diversidade da nossa flora e fauna e os séculos de convivência com a nossa sociedade, tornaram-nos merecedores deste reconhecimento internacional do Programa MaB da UNESCO (Homem e Biosfera). Vamos todos cuidar da nossa ilha, vamos cuidar da nossa Reserva Mundial da Biosfera!

Achou este artigo relevante? Partilha com as outras pessoas.

 

 

Leia mais notícias do Blog

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

TEMPORADA 2021 DE GONGON (PTERODROMA FEAE) OUTUBRO – NOVEMBRO

O emblemático Gongon (Pterodroma feae) é uma espécie endémica de Cabo Verde, que reproduz nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Santiago e Fogo, e que se encontra em risco de extinção, devido a diversos fatores como, a predação por espécies introduzidas (gatos e ratos), a captura humana, a poluição luminosa, pelo facto de reproduzirem nas imediações de zonas habitadas e devido a perda de habitat. Todavia, nos últimos anos, ações de preservação e conservação desta espécie têm sido desenvolvidos no âmbito do projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde”, financiado pela fundação MAVA e coordenado pela Birdlife Internacional e a Direção Nacional do Ambiente.

ler mais