Tartarugas Marinhas

Tartarugas Marinhas

As tartarugas marinhas são animais aquáticos e marinhos, onde a maioria das espécies são migratórias retornando às praias onde nasceram na fase adulta para a reprodução. A sobrevivência dessas espécies continua em risco devido a muitos anos de caça intensiva, entre outros fatores.

De entre as sete espécies de tartarugas marinhas existentes, 6 estão listadas como ameaçadas e 1 com deficiência de dados segundo a lista Vermelha de IUCN.

Nas águas de Cabo Verde vivem 5 das 7 espécies de tartarugas marinhas existentes. No entanto somente uma espécie é que desova nas praias do país, a tartaruga cabeçuda (Caretta caretta).

Tartaruga cabeçuda – Caretta caretta

A tartaruga cabeçuda Caretta caretta, é a única espécie de tartaruga que nidifica no arquipélago cabo-verdiano, sendo Cabo Verde a segunda região mais importante para a sua nidificação a Norte do Atlântico, e um dos mais importantes a nível mundial. Esta espécie nada pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, em mares tropicais, subtropicais e em águas temperadas. Mesmo espalhada por uma área tão vasta, ela não está a salvo, como fica claro pelas ameaças que sofre, classificada como vulnerável segundo a lista vermelha da IUCN.

Se difere das outras devido a morfologia da sua cabeça que é desproporcionalmente grande em relação ao seu comprimento total. Sua carapaça possui cinco placas laterais, sua coloração é marrom-amarelada e seu ventre amarelo claro, alimentam de crustáceos, principalmente de camarões, caranguejos, além de moluscos e águas-vivas.

A desova ocorre entre os meses junho a outubro, onde a cada desova são depositados em média 120 ovos por ninho, sendo que o tempo de incubação dos ovos desta espécie é de aproximadamente 45 a 60 dias.

A IMPORTÂNCIA DAS TARTARUGAS MARINHAS PARA O ECOSSISTEMA

TURISMO

Pontêncializam um turismo de natureza rentável para o arquipélogo de Cabo Verde.

ECOSISTEMA

As tartarugas marinhas ajudam a manter a saúde dos oceanos.

AMBIENTE

São consideradas verdadeiros engenheiras do mar-

ONDE ESTAMOS

Telefone

Morada

Xaguate de Cima, São Filipe

Código Postal: 8220

Cabo Verde

.

Siga-nos nas redes sociais

Envie-nos uma mensagem


    >

    EnglishFrenchGermanPortuguese