Blog

Jovem ambientalista Herculano Diniz na final do concurso internacional Future For Nature

CIDADE DA PRAIA —
Os jovens Herculano Dinis, de Cabo Verde; e Richard Turere, do Quénia, representam o continente africano na final dos prémios de conservação da Future For Nature, Fundação com sede na Holanda.

Numa lista de 10 finalistas, serão escolhidos, no primeiro semestre de 2021, três vencedores que irão receber 50 mil euros cada. Os concorrentes devem ter idade inferior a 35 anos.
Dinis, que lidera o Projecto Vitó – uma ONG que se dedica à preservação das tartarugas marinhas e da natureza nas ilhas do Fogo, Brava e Santiago, diz que se ganhar vai investir na criação de uma área protegida na ilha Brava.

O Projecto Vitó foi criado em 2010 por um grupo de jovens com o objetivo de proteger as tartarugas marinhas. Depois de conseguir apoio de algumas entidades nacionais e internacionais, alargou a ação para a proteção da natureza com enfoque no Parque Natural da Ilha do Fogo e depois nas outras ilhas da região do Sotavento.

“Hoje em dia trabalhamos com plantas endémicas nas duas ilhas vizinhas, Fogo e Brava”, além de répteis endémicos e aves marinhas, afirma Dinis.

O projeto aposta também na sensibilização da população sobre a importância da proteção de espécies, o que leva Dinis a afirmar que “a educação ambiental é uma aposta válida, e o nosso país é hoje a nível mundial o principal ponto de reprodução da espécie Carreta carreta, ultrapassando a Flórida”.