Blog
CAMPANHA DE MONITORIZAÇÃO DE AVES MARINHAS NO ILHÉU DE CIMA OUTUBRO – NOVEMBRO 2021
A Reserva Natural Integral dos Ilhéus do Rombo constitue um dos principais hotspot de reprodução de aves marinhas em Cabo Verde, com 5 das 8 espécies reprodutoras, nomeadamente, Rabo-de-junco (Phaethon aethereus), Pedreiro (Puffinus lherminieri boydi), João preto (Bulweria bulwerii), Pedreiro azul (Pelagodroma marina eadesorum) e Pedreirinho (Hydrobates jabejabe). É importante realçar que uma dessas espécies é endémica de Cabo Verde, o Pedreirinho, e mais duas subespécies endémicas, o Pedreiro e o Pedreiro azul.
A equipa da Associação Projecto Vitó constituída por quatro elementos, uma técnica Bióloga, Andreia Leal, duas estudantes da Universidade de Barcelona, Anna Sallés e Aina Anyó e um voluntário nacional, Jorge Gomes, tem feito trabalhos de seguimento e monitorização de ninhos, colocação e recuperação de dispositivos GPS e geolocalizadores e colacação de rede, a fim de conhecer as ameaças e o sucesso reprodutor, a área de alimentação e comportamento no mar, movimentos migratórios, tendência e tamanho populacional e vários outros aspetos da biologia das diferentes espécies de aves marinhas.
O trabalho é coordenado à distância pelo Biólogo e Diretor Executivo da Associação Projecto Vitó, Herculano Dinis, Mariona Sardá-Serra e Ivandra Gomes, realizado sob a direção científica do catedrático da Universidade de Barcelona, Jacob González-Solís. É, igualmente, desenvolvido em estreita colaboração com a Universidade de Barcelona, incluindo várias atividades de campo para estudos e conservação das aves marinhas no ilhéu de Cima, durante todo o ano.
Os resultados de aproximadamente dois meses de trabalhos de campo, iniciados em outubro do ano em curso, são bastantes otimistas, conforme as tabelas abaixo:
Tabela 1: Resultados a nível de ninhos
Tabela 2: Resultados a nível de GPS e GEO
Tabela 3: Resultados a nível de Rede
Tabela 4: Resultados a nível de anilhamento de aultos
Tabela 5: Resultados a nível de recaptura de aultos
O projeto “Promover a Conservação das Aves Marinhas de Cabo Verde” é financiado pela Fundação MAVA e coordenado pela BirdLife International e a Direção Nacional do Ambiente. Tem como principal objetivo melhorar o conhecimento e promover a conservação das aves marinhas em Cabo Verde.
Leia mais notícias do Blog
POLUIÇÃO LUMINOSA PÕE EM RISCO COLÓNIA DE AVES MARINHAS NA ILHA BRAVA
Aos 28 de outubro do ano de 2021, as ilhas do Fogo e Maio foram decretas, pela UNESCO, como as Primeiras Reservas Mundial da Biosfera em Cabo Verde. Mas o que é uma Reserva Mundial da Biosfera, o que significa, qual é a sua função?
PROGRAMA PESCA SUSTENTÁVEL: GANHOS ALCANÇADOS NO PROGRAMA GUARDIÕES DO MAR NA REGIÃO FOGO E BRAVA
Aos 28 de outubro do ano de 2021, as ilhas do Fogo e Maio foram decretas, pela UNESCO, como as Primeiras Reservas Mundial da Biosfera em Cabo Verde. Mas o que é uma Reserva Mundial da Biosfera, o que significa, qual é a sua função?
Educação Ambiental: Primeiro documentário sobre a vida selvagem de Cabo Verde é exibido nas escolas da ilha do Fogo
Cabo Verde: Um porto seguro para as Aves Marinhas é o primeiro documentário nacional de carácter científico e educativo. O documentário promove as Aves Marinhas e outras espécies marinhas e terrestres, e os lugares onde estas habitam em Cabo Verde.






